

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA SERVIÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA
Joaquim Charneca
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
Módulo 8293
Objectivos:
-
Preparar doçaria regional e conventual
-
Confecionar doçaria regional e conventual
Os doces tradicionais/conventuais têm uma forte raiz cultural, histórica e religiosa no nosso país. O condimento principal da doçaria tradicional portuguesa é o açúcar, o “ouro branco” como era chamado na altura e que abundava em Portugal, oriundo das plantações de cana-de-açúcar do brasil e da madeira. A "cultura do açúcar" começou a fazer-se sentir na doçaria tradicional, por todas as regiões e seus conventos, pelas mãos de freiras que dedicavam o seu tempo a criar deliciosas e delicadas obras de arte com açúcar e ovos, ingredientes estes que estão na base da maior parte dos doces conventuais/tradicionais. Sendo o açúcar um dos principais ingredientes da doçaria portuguesa uma das técnicas de pastelaria mais importantes não podia deixar de ser os pontos de açúcar. O açúcar tem vários pontos que passam desde o ponto de pasta ou calda (101ºC), ponto pérola (107ºC), ponto estrada (115ºC), ponto espadana (120ºC) até ao ponto caramelo (150ºC) passando por mais alguns, que têm as mais variadas utilidades em pastelaria. Outro dos principais ingredientes da doçaria tradicional são os ovos, que têm inúmeras utilidades. Também os frutos secos, o azeite, frutas e o mel estão presentes em grande parte dos doces conventuais, variando um pouco de região para região. Dentro da pastelaria tradicional e/ou conventual podemos também dividir os doces em bolos, pudins (ex. pudim abade de priscos), tortas (ex. torta de azeitão) ou mousses.
Este módulo foi um dos que mais gostei, pelo meu gosto particular pela pastelaria e onde aprendi várias técnicas. Preparámos e confecionámos vários doces tradicionais entre os quais vou colocar como evidência os “Pastéis de Tentúgal”, que foi o doce escolhido pelo meu grupo de trabalho para estudar a origem, a história e a sua evolução, no âmbito do trabalho de grupo com o tema “doçaria do centro/norte de Portugal”.
Módulo 8293 – Preparação e confeção de doçaria tradicional portuguesa
Data de início: 17/06/2015
Data de fim: 02/07/2015
Duração: 50 Horas
Formador: Victor Costa