top of page

Módulo 4673

     Objectivos:

  • Preparar pratos de cozinha tradicional

  • Confecionar pratos de cozinha tradicional

 

   Este módulo sobre a cozinha tradicional portuguesa foi muito interessante, uma vez que a nossa gastronomia é muito rica e variada, e mostra influências mediterrânicas (incluída na chamada "dieta mediterrânica") e atlânticas (como se pode ver pela quantidade de peixe consumida tradicionalmente). Apesar de algumas alterações que possam existir durante o tempo, de uma forma geral consegue-se manter a tradição entre as várias gerações, no entanto devido à grande variedade de pratos regionais, duas terras vizinhas podem apresentar, com o mesmo nome, pratos confecionados de formas diferentes, mesmo utilizando a mesma receita de base.  

   A base da gastronomia mediterrânica, assente no pão, no vinho e no azeite, utiliza-se um pouco por todo o país, acrescentando-se-lhe os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e frutos frescos. A carne, principalmente de porco, serve também de base a um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os enchidos. Em termos muito gerais, talvez se possa dizer que na base da gastronomia tradicional, além do azeite, se utiliza normalmente o louro, cebola, alho e salsa mais a norte, e ervas aromáticas (como por exemplo coentros, hortelã, poejo, orégãos, alecrim, etc.) mais a sul do país.

   Em relação ao peixe, apesar de as águas em Portugal serem ricas e abundantes em peixe fresco, um dos pratos nacionais continua a ser o bacalhau seco e salgado (existem inúmeros pratos com bacalhau, como por exemplo, bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau no forno, Bacalhau cozido, etc.), não esquecendo também as sardinhas assadas: esta é sem dúvida, um dos pratos mais procurados e mais consumidos em todo o país (principalmente nos meses sem "erre").

   Em termos de carne, um dos pratos mais conhecido e considerado por muitos como o prato nacional, é o cozido à portuguesa, composto por uma grande diversidade de ingredientes cozidos em água abundante (os ingredientes e formas de os preparar variam um pouco de região para região). Contudo, podemos referir como ingredientes mais utilizados os vegetais (feijões, batatas, cenouras, nabos, vários tipos de couves), carnes (vaca, porco e há quem use frango), enchidos (chouriço de carne, farinheira, morcela, chouriço de sangue) acompanhados com arroz ou com sopas de pão.

   Outros exemplos de pratos tradicionais portugueses são as tripas à moda do porto, alheira, leitão assado, chanfana, migas à alentejana, cataplana ou arroz de marisco.

   No curso já fizemos alguns destes pratos como por exemplo as migas tradicionais só com o pão, migas de espargos, migas de bacalhau e migas de tomate, assim como sopa de tomate (tomatada), sopa de cação, e cozido de grão. Como evidência coloco as migas de espargos pois é um dos pratos tradicionais que mais gosto.

Módulo 4673 â€“ Preparação e confeção de cozinha tradicional portuguesa

Data de início: 02/07/2015 

Data de fim: 17/07/2015

Duração: 50 Horas

Formador: Victor Costa

bottom of page