

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA SERVIÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA
Joaquim Charneca
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
Módulo 4668
Objetivos:
-
Preparar e confecionar acepipes e entradas
-
Tipos de entradas
-
Matérias-primas utilizadas
Os acepipes são pequenas porções de comida servidas no inÃcio das principais refeições, principalmente do almoço, uma vez que normalmente o jantar começa com uma sopa. Podem ser frios ou quentes e geralmente utilizam-se confeções quentes em tempo frio e confeções frias em tempo quente. Os acepipes ou entradas frias são compostos por uma só iguaria, de confeção simples e adequada ao inÃcio da refeição, devem provocar o apetite preparando o palato para os pratos seguintes. Na sua preparação deve-se ter sempre em conta a decoração e apresentação, devem chamar a atenção e ser apelativos. O aperitivo deve ser absolutamente irresistÃvel e fácil de comer em uma ou duas dentadas. Os acepipes ou entradas quentes são quase sempre preparados á base de massas (vinhé, de crepes, de rissóis, de fartos, folhada, etc.) cobertos com aparelhos diversos. Entre os mais vulgares estão os rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, empadas… As sopas, caldos, purés ou consomes também podem ser consideradas entradas.
Podemos distinguir os canapés frios que são destinados a buffets, lanches, cocktails ou refeições simples dos quentes que são servidos como entradas ou utilizados para apresentar determinadas preparações. Os canapés frios devem ser preparados com a menor antecedência possÃvel para conservarem a sua frescura e não secarem. Os canapés são compostos por pequenas fatias de pão, tostas ou outra base (pepino, por exemplo), com variados formatos e barradas ou guarnecidas com um aparelho. São inúmeras as guarnições que se podem utilizar nos canapés, desde patés (delicias do mar, atum, frango…), manteigas, ovos de várias formas, maioneses, salmão, gratinados com queijo, conservas e muitos outros.
As saladas podem ser confecionadas ao gosto de cada um e ser servidas como entrada, guarnição ou a própria refeição. Podem ser simples, habitualmente compostas por legumes (crus ou cozidos) e temperadas com um molho lÃquido, como um vinagrete, que não vai ligar os ingredientes, apenas os condimenta. As saladas compostas podem incluir diferentes alimentos como legumes, frutas, queijos, arroz (massa), carnes, mariscos, etc. Para ligar estes elementos utiliza-se um molho espesso (tipo maionese ou derivados, molho de iogurte ou molhos similares).
Na prática já fizemos muitas e variadas entradas, acepipes e canapés, em diferentes situações e eventos. Destaco os canapés como evidência, uma vez que nos permite ter alguma liberdade e criatividade para utilizar e conjugar vários alimentos/ingredientes de forma a jogar com as cores e criar novos sabores. Já servimos acepipes e entradas em diversas iniciativas como a festa de natal, as várias visitas de empresas e/ou entidades ao centro e principalmente no dia de abertura da feira de São João.
Módulo 4668 – Preparação e confeção de acepipes e entradas
Data de inÃcio: 22/04/2015
Data de fim: 13/05/2015
Duração: 50 Horas
Formador: Victor Costa