top of page

Módulo 4665

     Objetivos:

  • Identificar os princípios da alimentação racional

  • Caracterizar os constituintes alimentares e as suas funções

  • Analisar a rotulagem de alimentos e bebidas

  • Caracterizar os fatores determinantes do comportamento alimentar

  • Aplicar os princípios fundamentais da dietética na confeção dos diferentes tipos de dietas, tendo em consideração o valor calórico e nutricional dos alimentos 

  •  Aplicar as regras da nutrição e dietética na composição de ementas

 

   Este foi talvez um dos maiores módulos que tivemos durante o curso, tanto a nível de tempo (entre o inicio e o fim) como em conteúdos, pois é um tema muito abrangente e cada vez mais importante no ambiente em que vivemos. Começámos por fazer uma ficha de diagnóstico e visualizámos um pequeno filme/documentário designado "Comida S.A." que espelha verdadeiramente a alimentação descuidada e desinformada da sociedade atual, em que a produção/criação em massa e os alimentos processados têm cada vez mais destaque, em detrimento de uma alimentação racional e saudável. Este ambiente nutricional em que vivemos, denominado ambiente obesogénico, deve-se essencialmente ao facto de proporcionar muitas oportunidades para o consumo de energia (fácil acesso a produtos já cozinhados, muito publicitados, atrativos e agradáveis ao paladar) mas poucas oportunidades para o desgaste energético. Abordámos os fatores que influenciam as escolhas alimentares, que podem ir desde os fatores psicológicos, tecnológicos, geográficos ou sociais até a fatores culturais.

   Como não podia deixar de ser, o conceito de dieta, bem como as dietas adequadas e terapêuticas foi outro tema abordado, tema este que cada vez tem mais importância na nossa alimentação.

   Um dos temas a que foi dada grande importância foi a roda dos alimentos, em comparação com a pirâmide mediterrânica. Na roda dos alimentos focámo-nos nas mensagens da roda bem como as características de cada sector, enquanto que sobre a pirâmide mediterrânica falámos da frequência alimentar e da dieta mediterrânica. Falámos também sobre algumas regras e comportamentos de uma alimentação saudável.

   Outro assunto muito importante que falámos foi sobre os nutrientes, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, em que aprendemos quais as funções e os benefícios desde os hidratos de carbono, as proteínas, os lípidos, as fibras, as vitaminas, os minerais e os antioxidantes, bem como quais são os alimentos em que estes nutrientes poderão estar em maior quantidade.

   Aprendemos a analisar a informação nutricional contida nos rótulos de vários alimentos e elaborámos uma ementa para um dia alimentar baseada nas mensagens da roda dos alimentas, tendo em conta todos os temas abordados durante este módulo.

   Como evidência destaco um trabalho de grupo que fizemos sobre o tema: "Dietas vegetarianas, biológicas e macrobióticas", uma vez que me permitiu conhecer de uma forma mais aprofundada as variantes destas dietas assim como as suas características, motivações, alimentos típicos e nutrição.

Módulo 4665 â€“ Alimentação racional, nutrição e dietética

Data de início: 10/03/2015 

Data de fim: 18/08/2015
Duração: 50 Horas
Formador: Ana Garcia

bottom of page