

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA SERVIÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA
Joaquim Charneca
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
Módulo 8239
Objectivos:
-
Reconhecer a importância adequada e diversificada das diferentes matérias-primas alimentares
-
Processos de conservação​
Neste módulo abordámos o tema das matérias-primas alimentares que podem ser divididas em matérias-primas de origem vegetal e matérias-primas de origem animal.
Um dos objetivos foi reconhecer a importância adequada e diversificada das diferentes matérias-primas alimentares. Entre os géneros alimentÃcios de origem vegetal começámos por falar das gorduras vegetais (azeites e óleos), das suas origens e formas de se utilizarem. Falámos da classificação dos vegetais em hortÃcolas, leguminosas, raÃzes e tubérculos, frutos e frutas e cereais.
Dentro dos géneros alimentÃcios de origem animal começámos por falar das gorduras de origem animal, como a banha, o toucinho e a manteiga. Classificamos e exemplificamos as carnes de açougue em carnes vermelhas, carnes brancas, carnes de criação e caça. A caça divide-se também em caça grossa e caça pequena. Esta por sua vez é dividida em caça de pelo e caça de penas. De entre os peixes podemos dividir em peixes de água doce e peixes de água salgada. Os peixes de água salgada podem ainda ser divididos em peixes gordos e magros. Aprendemos a reconhecer a frescura do peixe bem como os fatores fundamentais para manter a sua qualidade. Abordámos também o tema dos mariscos e suas divisões em crustáceos e molúsculos (cefalópodes, bivalves e univalves).
Outro dos objetivos deste módulo foi conhecer os processos de conservação e armazenamento das matérias-primas. Os legumes devem ser separados e conservados em caixas por espécies e estado de maturação, evitando amontoá-las. Devem ser reservados em locais secos e frescos. As caixas de produtos ao natural ou outro processo de conservação devem ser devidamente etiquetadas. Os peixes por sua vez devem ser conservados pelos processos de salga, refrigeração, congelação ou ultracongelação.
Esta UFCD foi muito útil por permitir conhecer melhor as matérias-primas que utilizamos no dia-a-dia, as suas origens e as diferentes formas de as confecionar. Como exemplo disso, na prática, confecionámos vegetais como acompanhamentos a pratos de carne (perdiz, pato, pá de porco…), aveludado de cação, fizemos salgados (empadas, rissóis, chamuças, croquetes). Na parte de pastelaria fizemos entre outros, tortas de laranja, de limão e de alfarroba, e vários bolos, entre eles o bolo chibo, que já fiz várias vezes em casa e é sempre um sucesso, por isso mesmo vou colocá-lo como evidência.
Módulo 8239 – Matérias-Primas alimentares
Data de inÃcio: 29/10/2014
Data de fim: 04/12/2014
Duração: 50 Horas
Formador: Victor Costa